Berçario
Aqui as crianças e suas famílias encontram o carinho e a competência de profissionais especializados.

Nosso berçário acolhe bebês com idade mínima de 4 meses de vida onde as crianças e suas famílias encontram o carinho e a competência de profissionais especializados, que além dos cuidados necessários com a idade, promovem situações diversas visando o desenvolvimento pleno da criança.

Cuidados

Toda a rotina das crianças no berçário é realizada por um grupo de profissionais composto por berçaristas, auxiliares de enfermagem, pedagogas, nutricionista e musicista.

No berçário temos sala com berços individualizados, espaço para estimulações, fraldário para trocas e banhos e lactário para a preparação e esterilização das mamadeiras. Sempre são utilizados materiais descartáveis necessários para as manipulações (luvas, espátulas, máscaras, lençóis de troca) visando assim, a preservação e integridade da saúde das crianças.

A alimentação é fornecida respeitando as necessidades de cada um, com o feitio da comida acompanhado e elaborado por uma nutricionista e cozinheiras. Neste grupo, bem como em toda escola, limitamos as salas a grupos pequenos de alunos para o melhor desenvolvimento das atividades e qualidade do atendimento.

Nutrição

Quando as crianças entram na escola, em especial os bebês, algumas situações nutricionais novas surgem. A passagem para uma dieta mista nesta fase da vida das crianças precisa de atenção e muito cuidado. As novas necessidades nutritivas representam uma etapa bem precisa na evolução física, psicológica e sensorial.

Quando introduzimos novos alimentos para a criança, uma gama de novas sensações se abre e novos nutrientes são apresentados e absorvidos pelo seu organismo. Para atender a estas necessidades tão especiais a escola se preocupa em oferecer diversas refeições durante o dia, e especialmente no berçário, acontece a passagem de uma dieta láctea (amamentação) para outra com textura mista/sólida, que se faz necessária devido ao crescimento e desenvolvimento da criança. Isso geralmente inicia-se por volta dos 6 meses de vida e permanece em período de transição até um ano de idade.

Todo este processo é acompanhado e monitorado por nutricionista, que cria o cardápio dos grupos de acordo com a idade, mas se preocupa em acompanhar e adequar a alimentação à necessidade individual de cada bebê.

Criar e oferecer uma dieta rica em nutrientes é a nossa preocupação, visando o bem estar dos alunos e construindo futuros hábitos de vida saudáveis.

Estímulos

É a interação que a criança mantém com as pessoas, objetos e espaços, que cria as melhores oportunidades para seu desenvolvimento. Sendo assim, quando o bebê está vivenciando o berçário, são oferecidas diversas situações que favorecem o seu aprendizado.

Durante a semana ele é estimulado sensorialmente através de brinquedos e jogos, aula com música, roda de história e leitura, em um espaço apropriado para a exploração de seu potencial.

Além das rotinas de estímulos internos, é muito importante para as crianças o banho de sol diário. É no contato com o sol que a criança poderá metabolizar a vitamina D que auxilia no crescimento ósseo e na absorção de nutrientes. Este momento acontece sempre pela manhã e ao final da tarde, onde as crianças participam de atividades ao ar livre e com a preocupação dos cuidados essenciais para o seu bem estar.